Agenda: saiba por que ter uma e qual o melhor modelo para sua necessidade

Postado por John Doe 07/12/2018 0 Comentários

 

A agenda é o recurso utilizado pelas pessoas para administrar suas tarefas cotidianas dentro de um tempo determinado. É na agenda que você vai anotar tudo o que você tem para fazer.

 

A verdade é que não conseguimos lembrar tudo e se não apontarmos o que temos para fazer, algo vai ficar para trás. Para ser mais organizado, menos preocupado e mais produtivo, descanse o seu cérebro e confie em uma agenda!

 

 

Por que a agenda é importante?

 

Ter uma agenda ajuda na otimização das suas tarefas. As pessoas utilizam a agenda com mais frequência para anotar suas tarefas e compromissos pessoais e profissionais. A partir deste ponto de vista, o uso da agenda serve como um meio importante para se organizar.

 

A dica para ser mais organizado é listar tarefas mais urgentes do seu dia, semana ou mês, começando pela primeira e só passando para a próxima tarefa quando terminar a anterior. Determine um tempo para cada compromisso, sem isso você pode facilmente se desconcentrar e perder o foco no que está fazendo.

 

Ninguém nasce organizado, mas esta é uma habilidade que qualquer um pode adquirir. É só decidir começar. A agenda pode ajudar você em tarefas como:

 

  • Lembrar-se de tarefas futuras;
  • Anotar compromissos;
  • Escrever listas de coisas a fazer;
  • Planejar sua semana;
  • Planejar seu dia;
  • Anotar prazos e datas importantes;
  • Registrar ideias;
  • Registrar e guardar números de telefone e endereços;
  • Desenvolver mapas mentais.

 

A escolha da agenda certa

 

É possível encontrar no mercado modelos de agenda costurada, em espiral, em fichário, de diversas cores e páginas.  Mas o mais importante é saber qual modelo de divisão dos dias, semanas ou meses ajudará no seu planejamento.  

 

Agenda diária

Com uma página por dia, essa agenda é ótima para controlar os diversos compromissos com hora marcada e as atividades que não podem ser deixadas para o dia seguinte.

 

Agenda semanal

 

Com duas páginas para uma semana inteira ela é ótima para controlar alguns compromissos com hora marcada e algumas atividades. Com a agenda aberta é possível ter uma visão de toda a semana. Ela é consideravelmente mais fina e mais leve que a agenda diária.

 

Agenda mensal

 É possível encontrar esse modelo com uma página para cada mês, ou duas páginas para um mês. A agenda mensal é ótima para lembretes e é fácil ter visão geral do mês, facilitando a identificação dos meses mais atribulados.

 

Assim que encontrar a sua agenda ideal, adquira o hábito de consultar todos os dias e de apontar tudo sempre que algo surgir. Dessa maneira, o momento em que já não vai conseguir viver sem ela chegará sem você perceber.

 

Gostou de saber como escolher a agenda ideal para você? Compartilhe essa informação com outras pessoas.

Deixe um comentário