Como escolher o melhor papel fotográfico para impressoras?

Postado por John Doe 16/11/2018 0 Comentários

 

Hoje o ato de imprimir fotos está cada vez menos comum, mas, no entanto, muitas pessoas ainda apreciam ter a fotografia em mãos para apreciar as memórias mais especiais. Se você faz parte do time que não abre mão da fotografia impressa, é importante saber escolher qual o melhor papel fotográfico para imprimir suas fotos.


O papel fotográfico é o papel revestido com uma camada de produtos químicos fotossensíveis, que são usados para a produção de impressões fotográficas. Embora as imagens possam ser impressas em qualquer tipo de papel, o papel fotográfico oferece um acabamento mais bonito e duradouro para as suas fotos.   


Que tipo de Papel Fotográfico usar

 


No momento de imprimir suas fotos, inúmeras dúvidas podem surgir em meio a tantas opções. O tipo de papel fotográfico influencia no resultado final da impressão da sua fotografia. Optar pela marca de papel fotográfico recomendado pelo fabricante da sua impressora é uma boa opção. É possível encontrar no manual de instruções da impressa o tipo de papel fotográfico que o fabricante indica ou mesmo no site do fabricante. 


O acabamento do papel deve ser escolhido de acordo com o objetivo das fotos impressas.  O papel fotográfico brilhante é o ideal para quem deseja dar qualidade profissional às imagens, já que as cores ficam mais vivas e os detalhes são ressaltados. Porém, não é uma boa escolha se a fotografia será manuseada, já que as digitais ficam visíveis no papel, deixando-o com aspecto sujo. Portanto, o ideal é usar  esse papel fotográfico em fotos que vão ser colocadas em álbuns e porta-retratos.


O papel fotográfico fosco combina com as imagens em preto e branco, uma vez que possui mais poros, o que pode prejudicar a visualização, detalhes e variações de cores. Esse tipo de papel é ideal para imagens que serão manuseadas. 


Como Imprimir as fotos

Antes de imprimir suas fotos é necessário checar as configurações de impressão da impressora. Existem impressoras específicas para fotografia, o que vale a pena para quem imprime em grande quantidade. Porém, as impressoras comuns podem oferecer resultados ótimos. Para tanto, para obter fotografias maravilhosas, lembre-se de conferir as opções de configuração de papel e qualidade da impressão selecionada.


Nas impressoras mais modernas é possível configura-la de acordo com o papel mais adequado. Você pode encontrar a configuração de papel comum, papel filme brilhante ou papel fotográfico, sendo que as últimas duas são as mais adequadas. 


Para que não haja nenhum problema na hora da impressão, lembre-se também de limpar com periodicidade a impressora, já que a sujeira pode atrapalhar o resultado final, sujando o papel fotográfico. Por fim, não se esqueça de adequar a proporção da imagem, evitando assim que saia com algum corte. 


O papel fotográfico de maior qualidade pode custar um pouco mais caro, mas ele garante uma maior durabilidade para a sua fotografia.


Cuidados necessários com o papel fotográfico:

  • Guarde adequadamente
  • Alimente a impressora de modo correto
  • Deixe o papel descansar
     

Gostou de conhecer um pouco sobre os papéis para impressão para peças gráficas? Compartilhe essa informação com outras pessoas.

Deixe um comentário