Cartucho de tinta ou toner: qual é o melhor?

Postado por John Doe 22/02/2019 0 Comentários

 

 

É importante saber que o maior custo em manter um equipamento de impressão é o suprimento. Por isso, ao escolher entre uma impressora jato de tinta ou impressora a laser, você deve saber as diferenças entre cartucho de tinta e toner em custo de aquisição, velocidade, rendimento e qualidade.


Confira esse comparativo entre o cartucho de tinta e toner para você entender melhor as diferenças práticas entre eles e saiba como escolher o melhor cartucho! 


O Cartucho de toner 

 

O cartucho de toner traz o pigmento em forma de pó e é carregado em suas cores primárias, sendo conhecidas como CMYK: Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K). O toner é colorido e as impressoras com toner utilizam a tecnologia à laser.  


O valor dos toners, apesar de variar bastante, no geral, são mais caros do que os cartuchos de tinta, principalmente se forem a cores. No entanto, eles duram mais e são econômicos em longo prazo, já que são capazes de imprimir maiores quantidades de páginas em pouco tempo. 


O Cartucho de tinta 

 

 


O cartucho de tinta é um recipiente para tinta líquida e também vem nas cores primárias (CMYK) – evitando o contato direto com o mecanismo e liberando apenas a quantidade certa no papel. Estes são utilizados em impressoras jato de tinta, normalmente as mais caseiras e tem durabilidade inferior ao toner.


Este é o tipo de impressora mais comum entre os brasileiros. Os modelos são, no geral, mais baratos do que os de toner a laser. Outra vantagem de escolher uma impressora de jato de tinta é a capacidade de suportar uma maior variedade de papéis sem perder a qualidade de impressão.


Qual o custo-benefício?


Comparando o preço do cartucho de tinta com o do toner, o primeiro sai na frente. Porém, considerando o rendimento dos suprimentos, o toner se destaca. Enquanto um toner pode imprimir 1.000 páginas, seriam necessários cerca de três cartuchos de tinta para produzir a mesma quantidade. Assim, a longo prazo, o toner é mais vantajoso economicamente.


Para saber qual é o mais indicado para você, é preciso entender qual tipo de impressão será realizada com mais frequência.  Em termos de durabilidade, o toner possui uma vida útil maior que o cartucho de tinta. Em termos de qualidade, ele é mais indicado para a impressão de imagens e documentos oficiais, já que suas impressões são mais chapadas e tendem a ter uma superfície mais espelhada e brilhante, com aspecto envernizado. Por isso, são ideais para impressões de imagens e, não à toa, são utilizados mais em gráficas e empresas.


Já o cartucho de tinta é mais recomendado para impressões simples de rascunhos, boletos, comprovantes, pautas de reuniões, memorandos, avisos internos e papéis que não demandem uma qualidade visual em particular. 
Portanto, antes de escolher você deve levar em conta que:

 

  •  A diferença entre cartucho de tinta ou toner está na tecnologia que é utilizada para a impressão;
  •  O toner usa tinta em pó, e o cartucho de tinta usa tinta líquida;
  •  O sistema do cartucho de tinta possui um controle para liberar gotículas de cada cor para compor o conteúdo que será impresso no papel.

 

Gostou das dicas de qual impressora comprar? Compartilhe essa informação com outras pessoas.

Deixe um comentário