4 dicas importantes para escolher o pen drive

Postado por John Doe 01/03/2019 0 Comentários
 
 
O pen drive é um dispositivo externo portátil utilizado para armazenamento, manipulação e transporte de dados. Antes de comprar o seu pen drive, é preciso definir para que ele será utilizado. Você vai armazenar nele arquivos como fotos, vídeos ou música? Precisa armazenar programas em versão portátil? Com que frequência você vai carregá-lo consigo? Vai usá-lo mais para ler os arquivos gravados nele ou mais para gravar? 

Dependendo das respostas dadas às questões acima, considere com cuidado os fatores e as dicas importantes para escolher  o pen drive certo para você.
 
 

1. Espaço de armazenamento

 
Sempre compre um produto que ofereça mais gigabytes de espaço do que você precisa, porque em algum momento do futuro você precisará.
 
Para saber qual o espaço mínimo que você precisa, dê uma olhada no tamanho dos arquivos que você planeja copiar do seu computador para o pen drive, para criar uma estimativa. Se você planeja usar seu flash drive para armazenar arquivos multimídia (filmes, fotos, música), será necessário mais espaço do que precisará que aquela pessoa que queira usar o dispositivo para fazer backup de arquivos de textos e slides, por exemplo. Mas compre pelo menos um pen drive com espaço de armamento com no mínimo 8 GB.
 
 
 

2. Tamanho físico

 

 
Quanto menor o pen drive, melhor. Essa parte pode não parecer muito importante, mas se você planeja carregar o pen drive para todos os lugares em sua bolsa ou em seu bolso, vai perceber que um pen drive muito grande atrapalha o seu dia a dia.
 
Procure também por algum que tenha um design dobrável ou uma tampa para proteger o plug de metal que é conectado na porta USB. 
 
 
 

3. USB 3.0 ou 2.0

 
A menos que esteja completamente fora do preço que você pretende gastar com um pen drive, pegue um que suporte USB 3.0, mas que também seja compatível com USB 2.0. Assim você certificará a vida útil de seu dispositivo e ainda terá uma unidade de armazenamento compatível com a maioria das máquinas que estão por aí.
 
Mesmo que seu computador atual não dê suporte a USB 3.0, é possível que você venha a adquirir em pouco tempo um que ofereça. Além disso, o USB 3.0, garantirá que você faça transferência de arquivos de forma muito mais rápida.
 
 

4. Velocidade de gravação

 

 
Novamente, quanto mais rápido, melhor. Se você planeja usar seu flash drive frequentemente para fazer backups ou rodar aplicativos, precisará de velocidade. Se sua unidade de armazenamento portátil for veloz, seu backup será veloz. Procure um pen drive que ofereça velocidade de transferência de no mínimo 10 MB por segundo.
 
 
 
Quer que o seu pen drive tenha uma vida útil maior? Tome esses cuidados:
  • Utilize o recurso de remover o hardware com segurança, retire o pen drive somente depois que o aviso de hardware pode ser removido com segurança;
  • Não o deixe ligado constantemente no computador, todos os dispositivos possuem um ciclo de leitura e gravação que depois de atingido o dispositivo pode não funcionar corretamente;
  • Tomo cuidado com o transporte, não deixe pendurado em chaveiros;
  • Prefira plugar o pen drive nas portas traseiras do computador.

 

Gostou de saber das dicas para escolher o seu pen drive antes de comprar? Compartilhe essa informação com outras pessoas.

 

Deixe um comentário