Qual impressora comprar?

Postado por John Doe 08/11/2018 0 Comentários

 

Seja para fins acadêmicos, profissionais ou pessoais, ter uma impressora pode significar mais economia, praticidade e comodidade para o dia a dia, mas encontrar uma impressora que é a ideal para suas necessidades pode ser um verdadeiro desafio.

 

Sua dúvida é qual impressora comprar? Como escolher entre jato de tinta ou a laser? Comprar com Wi-Fi ou não? Veja algumas dicas para você não errar na escolha e adquirir a impressora certa para a sua vida.

 

 

1- Identifique suas necessidades diárias

 

Antes de escolher qual impressora comprar levando em conta somente o valor, a tecnologia ou o design, é válido refletir sobre essa ação. Para escolher a impressora certa, pense antes em suas necessidades:

 

  • Você tem alto volume mensal de impressão?
  • Você precisa digitalizar alguns documentos?
  • Você precisa imprimir apenas documentos ou também fotos?
  • Você precisa imprimir grandes formatos?
  • Que valor você pode disponibilizar para comprar uma impressora?

 

 

2- Qual impressora comprar: Jato de tinta ou laser?

 

As impressoras jato de tinta são as mais comuns e utilizadas, principalmente por poder imprimir em cores a menor custo. No entanto, é preciso usá-las com certa frequência ou a tinta de dentro dos cartuchos seca, sendo necessário investir em um cartucho novo. No geral, para um uso doméstico, uma impressora a tinta apresenta-se como melhor custo-benefício.

 

Impressoras a laser devem ser consideradas quando for preciso imprimir um grande volume de páginas por mês. Entre as vantagens da impressora a laser está a qualidade das suas impressões, tanto coloridas como em preto. Essa impressora utilizam toner para realizar as impressões, que são mais facilmente encontradas em empresas e tendem a ser mais econômicas, tendo em vista ser possível realizar um número considerável de cópias com um único toner.

 

 

3- Tipo de conectividade

 

Ao escolher qual impressora comprar, uma decisão importante é escolher o tipo de conectividade da impressora. A conexão USB é indicada para quem utiliza apenas um computador, já a conexão ethernet é ideal para escritórios, quando é necessário conectar diversos computadores numa única impressora. Porém para quem precisa deixar a impressora distante do computador ou quando existem outras pessoas que utilizam notebook, a conexão mais indicada é a de WI-FI.

 

 

4- Impressora comum X Multifuncional

 

Se você precisa de uma impressora para imprimir alguns documentos esporadicamente em casa ou no trabalho, ter uma impressora comum pode sim ser uma boa opção. Ter uma impressora multifuncional é ideal para quem necessita manusear documentos, faturas, boletos e comprovantes impressos e que também gostam de imprimir fotos.

 

 A verdade é que ter uma multifuncional é muito prático, pois economiza espaço, evitando a necessidade de compra de vários aparelhos, e assegura ao usuário que, quando houver necessidade ele terá impressora, copiadora e escâner.  Contudo, no momento de decidi qual impressora comprar considere as suas necessidades, já que a multifuncional custa mais caro do que uma impressora comum, por conter diversas funcionalidades em um único equipamento.

 

 

5- Qual resolução escolher na impressora?

 

As impressoras apresentam duas resoluções mais comuns, a 600 dpi e 1200 dpi. Quanto maior a resolução do documento gerado pela impressora, mais nítido ele é. Caso você precise apenas imprimir somente documentos de texto, a resolução de 600 dpi é mais do que suficiente. Mas, para imprimir imagens e gráficos, as impressoras com resolução 1200 dpi são mais indicadas.

 

 

6- Troca de cartuchos

 

 

Antes de considerar qual impressora comprar pesquise se o cartucho de tinta ou o toner, da marca escolhida, é facilmente encontrado nas lojas online e físicas e qual o valor do suprimento. Muitas impressoras chegam a ter o cartucho de impressão mais caro do que o próprio equipamento.  

 

O indicado é sempre utilizar cartuchos originais. Recarregar os cartuchos pode anular a garantia da impressora. Se você quiser usar um cartucho de um terceiro, verifique antes, no site da fabricante da impressora, as marcas recomendadas.

 

 

Gostou das dicas de qual impressora comprar? Compartilhe essa informação com outras pessoas.

 

Deixe um comentário